window.advanced_ads_ready=function(e,a){a=a||"complete";var d=function(e){return"interactive"===a?"loading"!==e:"complete"===e};d(document.readyState)?e():document.addEventListener("readystatechange",(function(a){d(a.target.readyState)&&e()}),{once:"interactive"===a})},window.advanced_ads_ready_queue=window.advanced_ads_ready_queue||[];

sambafoot

Covid-19 derruba mercado de automóveis

Covid-19 derruba mercado de automóveis
Hyundai HB20
A pandemia do coronavírus Covid-19 foi uma colisão frontal no mercado de automóveis. Em Abril foram emplacadas apenas 51.362 unidades, entre carros de passeio e comerciais leves, como informa o boletim da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As razões são mais que óbvias, revendas e pátios de Detrans fechados, além da insegurança do consumidor em investir recursos num período de incertezas.

O volume corresponde a uma queda de 67% sobre março e 76,8% sobre abril de 2019. No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, a retração chega a 27%, com um total de 801.280 licenciamentos.

Para o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, o resultado é preocupante e remete aos anos 1990. “Lamentavelmente, voltamos aos patamares de vendas registrados há 14 anos, para automóveis e comerciais leves e, para o Setor em Geral, retornamos aos volumes de 1992, ou seja, voltamos aos resultados de 28 anos atrás”, aponta Assumpção Júnior.

Para se ter uma ideia, a Fenabrave mantém um acervo com boletins que datam desde janeiro de 2003. Naquela época, o Brasil enfrentava uma crise econômica que atingiu todo mercado sul-americano. E, no primeiro mês de vendas, foram emplacados 106.607 unidades. Ou seja, o dobro do que foi registrado agora.

O presidente da entidade coloca o baixo desempenho na conta dos governos estaduais. “Isso demonstra o resultado da chamada parada súbita de nossa economia e da inoperância da maior parte das concessionárias, em decorrência da quarentena, decretada pelos estados, em função do coronavírus, que determinou o fechamento do comércio na maior parte de nosso país”, analisa.

Participação no mercado de automóveis

Na dança das cadeiras entre as marcas com melhor desempenho, a General Motors segue na primeira posição com 17,9% de participação, sendo seguida pela Volkswagen (16%), Fiat (14,3%), Ford (8,3%) e Hyundai (8,1%).

Mais vendidos

Entre os mais vendidos de abril, o Chevrolet Onix manteve seu reinado com 3.619 unidades emplacadas. Cerca de 800 unidades à mais que o Hyundai HB20, que chegou a ser o líder na parcial de abril. Onix Plus segue na terceira colocação, Ford Ka em quarto e a Toyota Hilux figura como o quinto modelo mais vendido do mês, com 1.762 unidades.

No acmulado do ano, o Onix soma 50.740 e o irmão Plus, outras 26.737 unidades. HB20 conta com 24.835, Ford Ka (24.462) e Gol (19.303) fecham a lista dos cinco mais vendidos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imagens: divulgação


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.phpfusion-lt.com

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: apartamentos-rosa.com@gmail.com

 

Fique pertinho da gente:

🔸https://www.hostpublisher.com
🔸https://www.telcotraders.com
🔸https://www.phpfusion-lt.com
🔸https://www.telcotraders.com

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.telcotraders.com

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.hostpublisher.com

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.godsexapplepie.com 🙋 PARCERIAS: apartamentos-rosa.com@gmail.com

2 thoughts on “Covid-19 derruba mercado de automóveis

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto:
sambafoot Mapa do site