window.advanced_ads_ready=function(e,a){a=a||"complete";var d=function(e){return"interactive"===a?"loading"!==e:"complete"===e};d(document.readyState)?e():document.addEventListener("readystatechange",(function(a){d(a.target.readyState)&&e()}),{once:"interactive"===a})},window.advanced_ads_ready_queue=window.advanced_ads_ready_queue||[];

sambafoot

Fim das minivans: Renault Scénic sai de linha após 26 anos

Fim das minivans: Renault Scénic sai de linha após 26 anos

Renault Scénic é descontinuado após quatro gerações na Europa. Minivan foi o primeiro modelo da Renault fabricado no Brasil em 1999

Um modelo que fez história e teve seu lugar na preferência do consumidor brasileiro sai de linha globalmente. Estamos falando do Renault Scénic, que foi descontinuado na França após 26 anos. A minivan é mais uma vítima da “onda SUV” que varre o mercado, mesmo na Europa aonde monovolumes e peruas ainda sobrevivem. Por enquanto.

Como de costume, a Renault francesa não confirmou oficialmente, mas o modelo já saiu do site de vendas. Ainda é possível encontrar a versão maior, Grand Scénic, mas certamente é questão de pouco tempo para também passar do showroom para o museu. O Renault Scénic foi lançado na França em 1996 e teve quatro gerações: segunda (2003), terceira (2009) e quarta (2016).

Renault Scénic foi lançado em 1996 e fez muito sucesso na Europa

 

O veículo compacto multiuso, ou na sigla em inglês MPV, chegou para aproveitar o sucesso do seu irmão mais velho, o Renault Espace. O carro surgiu com o nome “Mégane Scénic”, para aproveitar a fama do sedã, uma vez que era construído na mesma plataforma. Foi lançado com motores 1.4, 1.6, 1.8 e 1.9 a gasolina e o diesel 1.9. A própria Renault subestimou o modelo: de 450 unidades diárias produzidas, o carro chegou ao pico de 2.5 mil!

LEIA TAMBÉM:
Renault abandona a Rússia e fábricas serão estatizadas
TESTE Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023
Renault apresenta SUV Austral, na Europa

 

Em 1999,  o carro chegou ao Brasil com produção local: foi o primeiro Renault a sair da linha de montagem do Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Além disso, o Renault Scénic foi o primeiro monovolume do mercado brasileiro. No primeiro ano cheio de vendas  somou mais de 33 mil exemplares comercializados, representando 47% do total de vendas da marca.

Enquanto modelo já estava na terceira geração na Europa, Renault oferecia apenas o modelo com visual reestilizado no Brasil

O Renault Scénic saiu de linha do Brasil em julho de 2010. A minivan acumulou 11 anos de produção e mais de 142 mil unidades comercializadas. Certamente fruto de estratégia errada da Renault Brasileira.  Enquanto na Europa o carro já estava na terceira geração, no Brasil recebeu apenas uma reestilização da primeira. Curiosamente a Grand Scénic,  vendida aqui em 2008, era baseada na segunda geração…

A tentativa mais forte da Renault de manter o veículo competitivo foi com a quarta geração, de 2016. O carro ganhou uma pegada inspirada nos crossovers, opção de motores turbo e design mais atual. O Scénic também oferecia itens como alerta de fadiga e permanência em faixa: ganhou cinco estrelas no Euro NCAP. Contudo, não conseguiu manter o sucesso das gerações anteriores.

Globalmente, foi um verdadeiro símbolo da era de ouro das minivans: mais de 5 milhões de unidades produzidas em todo o mundo. Porém, a chegada dos SUVs e outros crossovers abafou o segmento das minivans e monovolumes. Além do Scénic, outros concorrentes europeus também saíram de cena: o Citroën Grand C4 SpaceTourer e a dupla Volkswagen Sharan / SEAT Allhambra, esses em 2020.

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: apartamentos-rosa.com@gmail.com

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.telcotraders.com
🔸 https://www.phpfusion-lt.com
🔸 https://www.hostpublisher.com
🔸 https://www.phpfusion-lt.com

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.hostpublisher.com

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.telcotraders.com

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: apartamentos-rosa.com@gmail.com

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto:
sambafoot Mapa do site