window.advanced_ads_ready=function(e,a){a=a||"complete";var d=function(e){return"interactive"===a?"loading"!==e:"complete"===e};d(document.readyState)?e():document.addEventListener("readystatechange",(function(a){d(a.target.readyState)&&e()}),{once:"interactive"===a})},window.advanced_ads_ready_queue=window.advanced_ads_ready_queue||[];

sambafoot

FordPass, a magia de controlar o carro à distância

FordPass, a magia de controlar o carro à distância

Foi-se o tempo quando motores precisavam de manivelas para funcionarem, sistemas de ar-condicionado automotivos eram equipamentos à parte na cabine, o nível do combustível precisava ser controlado por varetas “espetadas” no tanque e tudo, literalmente tudo, necessitava do motorista dentro do carro, ou próximo dele, para funcionar. Hoje, com as tecnologias e conexões cada vez mais alinhadas entre carros e smartphones, as funções dos carros não só podem ser feitas remotamente pelo condutor, como também automaticamente, sem precisar dele por perto. Usando o sentido literal da palavra, não é nenhum exagero chamar esses veículos de “autônomos”.

 

Fordpass Serviços – divulgação

 

A Ford, uma das pioneiras nesse tipo de tecnologia e concierge no país, oferece o FordPass, aplicativo que é gratuito e facilmente encontrado para celulares Android ou IOS. Ele é compatível com toda sua linha atual: desde Ranger, passando por Maverick e Bronco, Territory, Mustang, até chegar na van Transit. O objetivo é facilitar a vida do motorista, que pode realizar diversas tarefas relacionadas ao carro, sem estar nele. E deu certo, afinal, desde 2018, já são mais de 160 mil usuários no Brasil (só no primeiro semestre de 2022, foi registrado 20% de crescimento), isso sem falar nos mais de 15 mil agendamentos de revisão feitos através da plataforma.

 

Fordpass Transit – divulgação

 

Veja também:

 

Algumas dessas tarefas, inclusive, são muito úteis em diversas situações: é possível travar ou destravar as portas à distância, o que ajuda em dias chuvosos ou lugares não muito seguros, por exemplo, ou até mesmo receber notificações do alarme de segurança, alertando sobre uma possível invasão. Em caso de problemas detectados pelo sistema, o proprietário também será avisado, independente da distância que ele estiver do carro. No caso da Transit, essa ajuda vai além: uma central de atendimento entra em contato com o proprietário assim que é notada alguma anomalia pelo FordPass, e ainda é possível contatar um técnico especializado ou localizar a concessionária mais próxima. Até pouco tempo atrás, tais facilidades eram inexistentes.

Mas não para por aí, já que, na palma da mão, pelo app FordPass do celular, pode-se ainda dar a partida no motor, ativando assim o ar-condicionado, o que é de grande valia para aqueles dias quentes em que o veículo está no sol. Funções como acessar a localização do carro, ou saber do nível de combustível e registro do odômetro em tempo real também podem ser realizadas pelos proprietários de novos modelos da linha Ford. Nesses casos, a praticidade impera, afinal são dados acessíveis remotamente e, com eles, o motorista pode planejar seu percurso ou viagem adicionando uma parada para reabastecer, por exemplo.

 

Fordpass Revisões – divulgação

 

Saiba mais:

 

Por meio do FordPass, também é permitido o agendamento de revisões e controle de manutenção do carro, evitando ligações, pesquisas ou até  a ida pessoalmente a uma concessionária. Após receber a notificação alertando sobre a necessidade de realizar os serviços programados no veículo, o proprietário, por lá mesmo, escolhe em qual autorizada será feita a revisão, em qual data e horário e, se preferir, até quem fará o atendimento. Ainda é possível saber quais peças serão substituídas e verificadas naquela manutenção, e quanto custará o serviço. Ou seja, basicamente tudo sobre o serviço é informado.

Para deixar tudo ainda mais cômodo e fácil, existe o chamado Ford Serviço Sem Sair de Casa. Nele, caso o motorista não possa levar o carro à concessionária para a manutenção, existe a possibilidade de combinar a retirada e, depois, devolução. Basta agendar horário e data para irem buscar o veículo e, assim que todos os serviços terminarem, ele será devolvido no mesmo lugar da retirada.

 

Fordpass guia 360 – divulgação

 

Outras funções também são feitas pelo FordPass, além das que comandam o carro ou facilitam a vida do seu proprietário. Lá está o Guia 360, totalmente interativo, que permite um tour virtual pelas funcionalidades dos carros da Ford inclusos no programa, ou então o manual de instruções, nesse caso digital. Qualquer dúvida não respondida por esses dois pode ser sanada em um chat dentro do próprio app, ou por telefone. Na plataforma também são oferecidos vários benefícios, ofertas ou promoções, como uma lavagem automotiva grátis, por exemplo.

 

Fordpass – divulgação

 

O que antes era praticamente mágica, hoje já faz parte do dia a dia dos carros conectados e, nesse caso, dos veículos Ford com a moderna e completa plataforma FordPass. São os Ford conectados aos novos tempos.

 

Obs.: o conteúdo da coluna é de inteira responsabilidade do seu autor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Douglas Mendonça

Douglas Mendonça

Douglas Mendonça é jornalista na área automobilística há 46 anos. Trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. 🙋 PARCERIAS: apartamentos-rosa.com@gmail.com

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto:
sambafoot Mapa do site