window.advanced_ads_ready=function(e,a){a=a||"complete";var d=function(e){return"interactive"===a?"loading"!==e:"complete"===e};d(document.readyState)?e():document.addEventListener("readystatechange",(function(a){d(a.target.readyState)&&e()}),{once:"interactive"===a})},window.advanced_ads_ready_queue=window.advanced_ads_ready_queue||[];

sambafoot

O que fazer em um alagamento?

O que fazer em um alagamento?

Você sabe o que fazer ao se deparar com um alagamento? Pois agora vai ter todas as dicas! A Camila Camanzi explicou tudo que deve ser observado e o que deve ser feito para que você não tenha prejuízos e saia são e salvo. Lembrando que o ideal é sempre evitar áreas de alagamento!

 

 

“Bom, nesse período chuvoso, infelizmente vários alagamentos acontecem em diversas cidades e aí eu resolvi fazer esse vídeo com algumas dicas do que fazer se você se deparar com essa situação.

Pra começar, é essencial manter a calma e pensar no que pode ser feito. Por mais difícil que seja, para um segundo, respira e pensa, porque uma atitude mal pensada nessa situação pode acarretar em uma situação grave. Nosso primeiro impulso numa situação dessas é sair dali e mover o carro, mas antes disso precisamos analisar as condições e tomar certos cuidados.

Dependendo das condições, o melhor a fazer é abandonar o veículo. Sei que isso não é fácil de fazer, mas nossa vida em primeiro lugar né. Lembrando sempre que antes de sair do carro é importante verificar se não tem fiação elétrica em contato com a água e observar aonde você está saindo. Se não tem um bueiro embaixo de você, algo que você possa se machucar. Caso você não tenha certeza dos riscos, ligue para o 193 que eles te darão a melhor orientação.

Bom, vamos lá. Não achem que o carro aguenta tudo, porque ele não aguenta e por mais que você saia, pode ter um prejuízo grande depois. A primeira coisa pra observar é se a água não está acima do meio das rodas e se a correnteza não está muito forte. Se estiver, desista. Espere até a água baixar. Pra ter certeza do nível da água você pode olhar a altura em carros parecidos com o seu que estejam próximos. A água não está ultrapassando a metade da roda e nem tá arrastando nada? Então você vai prosseguir desligando coisas desnecessárias como rádio e ar-condicionado, pra não sobrecarregar o sistema. Vai colocar a primeira marcha e vai atravessar devagar, em velocidade constante, evitando que entre água no motor pelo sistema de aspiração de ar, o que vai provocar um calço hidráulico, danificar o motor e você vai ficar parado no meio do alagamento. Isso é muito importante, pois além disso você não sabe o que está debaixo da água. Então não inventa de sair acelerando, além do fato dos freios terem sua eficiência reduzida quando molhados. Se o seu carro tiver stop/star, também desligue o sistema porque se você precisar parar no meio da travessia, o motor precisa continuar ligado para evitar de entrar água pelo cano de escapamento. Se não tiver como desligar esse sistema e você precisar parar, continue acelerando para que o motor fique funcionando. E se o carro morrer no meio da travessia porque entrou água no motor, não tente religá-lo. Isso pode trazer prejuízos mecânicos mais sérios ainda.

Atravessou a parte que está começando a alagar? Procure um local mais alto pra ir e esperar a chuva passar.

Agora dicas importantes. Se precisar sair na chuva, antes de sair pesquise quais são as áreas de alagamento e evite passar por elas. Também tente não estacionar por alí se a previsão for chuva. Não estacione embaixo de árvores que possam cair com a correnteza ou força do vento.

Ano passado eu acabei dando de cara com um alagamento e é desesperador. Eu segui todas essas dicas e deu tudo certo, mas se eu não tivesse parado pra pensar, sei lá eu o que podia ter acontecido. Então se puderem evitar essa situação, melhor ainda. Compartilhem muito esse vídeo para que o maior número de pessoas saiba o que fazer nessas situações. Conto com vocês!

Um beijo grande, tchau”!

 

 


Texto e apresentação: Camila Camanzi
Imagens:Internet
Edição: Camila Camanzi

Camila Camanzi é Publicitária, Apresentadora e Atriz. Ela produz, grava e edita os vídeos do Carros com Camanzi. Desde 2017, apresenta o Minuto do Carros e o ABC do Automóvel e tem participado de eventos de lançamentos da indústria automobilística. Contato: camila.camanzi@gmail.com

🙋 CONTATO COMERCIAL: apartamentos-rosa.com@gmail.com
Fique pertinho da gente:
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.godsexapplepie.com
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.telcotraders.com
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.telcotraders.com 🙋 PARCERIAS: apartamentos-rosa.com@gmail.com

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto:
sambafoot Mapa do site