window.advanced_ads_ready=function(e,a){a=a||"complete";var d=function(e){return"interactive"===a?"loading"!==e:"complete"===e};d(document.readyState)?e():document.addEventListener("readystatechange",(function(a){d(a.target.readyState)&&e()}),{once:"interactive"===a})},window.advanced_ads_ready_queue=window.advanced_ads_ready_queue||[];

sambafoot

Para não tombar

Para não tombar

Para quem gosta de andar em terrenos com grandes inclinações, um instrumento muito útil para aumentar a segurança é o clinômetro, chamado erradamente de “inclinômetro”. É um aparelho que, por meio de dois mostradores, indica o quanto o veículo está inclinado, tanto lateral quanto longitudinalmente.

Claro que, ao instalá-lo, você deve saber o quanto seu veículo pode inclinar nas duas direções (normalmente, no manual do proprietário existe essa informação) com segurança, sem ameaçar capotar. Se o veículo tiver sido “levantado”, é aconselhável não ultrapassar os 30º lateralmente.

Como tem uma base móvel que permite regular o aparelho e travá-lo, é preciso que seja instalado no veículo sobre um terreno plano e sem inclinações, para que os mostradores sejam “zerados” e o clinômetro fixado nessa posição.

Feito isso, ao andar com o 4×4 em uma inclinação, basta olhar para os instrumentos que eles indicam instantaneamente a inclinação, mostrando se você está ainda dentro dos limites de segurança. Pode ser encontrado nas lojas especializadas em 4×4 e deve ser instalado no centro do veículo, sobre o painel.

Foto: Emilio Camanzi

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: apartamentos-rosa.com@gmail.com

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto:
sambafoot Mapa do site

1234