sambafoot

Qual combustível é mais vantajoso?

Etanol ou gasolina? Em tempos de combustíveis absurdamente caros, vim te contar como escolher o combustível que mais vale a pena na hora de abastecer?

Nós recebemos muitas perguntas do tipo, como: qual é o melhor combustível? Posso misturar ou tem uma proporção correta? Então estou aqui pra responder.

 

 

“Se você tem um carro flex, com quase certeza você já se perguntou qual combustível era a melhor opção pra você.

Vamos começar com a dúvida se pode misturar os combustíveis dentro do tanque. O motor flex pode trabalhar só com gasolina, só com etanol ou com a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção. O carro identifica a porcentagem de cada combustível que está no tanque e acerta o motor para aquela mistura.

Com gasolina você anda mais quilômetros por litro e com etanol você tem um melhor desempenho do carro, que nem a gente sempre mostra aqui nos vídeos.

Importante lembrar também que o etanol polui bem menos que a gasolina. Mas com os combustíveis a preços absurdos, como estamos vendo agora, a grande pergunta é qual vale mais a pena né!

O ideal é abastecer com etanol somente se o preço dele estiver até 70% do preço da gasolina. Se estiver acima de 70% do preço, é mais vantagem pro seu bolso abastecer com gasolina.

Porque? Seguinte: quando abastecidos com etanol os carros percorrem 30% a menos de quilometragem com um litro em comparação com a gasolina. Então, exemplo, se um carro com motor flex faz 10 km/l com gasolina, quando abastecido só com etanol ele vai fazer 7 km/l. Então o que acontece. Se o preço do etanol está acima de 70% do preço da gasolina, não vale a pena, pois você vai estar gastando mais pra percorrer o mesmo percurso com gasolina. Se estiver em 70% redondo, ai tanto faz.

Claro que isso varia de carro para carro, mas essa é uma média que foi considerada para poder fazer o calculo de qual combustível é vantagem pro seu bolso para abastecer o carro.

E se você é ruim de exatas que nem eu e não sabe qual conta fazer pra descobrir, é essa aqui:

Basta multiplicar o preço do litro de gasolina por 0.7. Se o preço do etanol for maior do que o resultado da conta, vale a pena colocar gasolina. Se for igual, tanto faz. E, se for menor, vale a pena colocar etanol.

Exemplo: supondo que o preço da gasolina seja R$ 5,00

5,00 x 0.7 = R$ 3,50

Se o preço do etanol estiver em 3,50 o litro, empate tanto faz porque vc vai gastar a mesma coisa para percorrer a mesma distância.

Se o preço do etanol estiver acima disso (3,70 por exemplo) abastece com gasolina.

Se o preço do etanol estiver abaixo disso (3,30 por exemplo) abastece com etanol.

Agora ficou fácil vai!

É isso minha gente. Me conta aí nos comentários se na sua cidade tá valendo mais a pena colocar gasolina ou colocar etanol e mandem sugestões de temas pro ABC do Automóvel.

Um beijo grande, tchau”.

 

 


Texto e apresentação: Camila Camanzi
Imagens:Internet
Edição: Camila Camanzi

Camila Camanzi é Publicitária, Apresentadora e Atriz. Ela produz, grava e edita os vídeos do Carros com Camanzi. Desde 2017, apresenta o Minuto do Carros e o ABC do Automóvel e tem participado de eventos de lançamentos da indústria automobilística. Contato: camila.camanzi@gmail.com

🙋 CONTATO COMERCIAL: apartamentos-rosa.com@gmail.com
Fique pertinho da gente:
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.phpfusion-lt.com
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.godsexapplepie.com
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ver comentários (1)

  • A dona cosan também faz essa conta à risca, então o etanol nos postos também está sempre a 70% do preço da gasolina. Não temos para onde correr.

Postagem Relacionada
sambafoot Mapa do site