window.advanced_ads_ready=function(e,a){a=a||"complete";var d=function(e){return"interactive"===a?"loading"!==e:"complete"===e};d(document.readyState)?e():document.addEventListener("readystatechange",(function(a){d(a.target.readyState)&&e()}),{once:"interactive"===a})},window.advanced_ads_ready_queue=window.advanced_ads_ready_queue||[];

sambafoot

sambafoot - Seis fluidos para ficar atento com a manutenção do carro

sambafoot - Seis fluidos para ficar atento com a manutenção do carro
Motor possui vários fluidos importantes (Foto: Mike B./Pexels)

Veículos à combustão precisam de vários fluidos para correta operação do motor e sistema de freios. Conheça os seis mais importantes

 

 

Tem gente que pensa que basta colocar gasolina e calibrar pneus para dirigir com seu veículo tranquilamente. Ledo engano! O motorista e proprietário precisa ficar atento com os fluidos do carro, essenciais para que ele opera com segurança e preserve a longevidade do motor.

De acordo com tipo de veículo e uso, existem vários reservatórios que o condutor precisa ficar atento e realizar a troca ou conferência, segundo recomendação da montadora. Se esses fluidos secarem ou perderem a qualidade, pode-se gerar danos graves às peças e outros equipamentos do carros, além de grande prejuízo no bolso do motorista.

Em geral, são seis fluidos mais importantes que o proprietário precisa ficar atento e verificar regularmente:.

  • Óleo de motor
  • Líquido de arrefecimento
  • Fluido de direção hidráulica
  • Fluido de freio
  • Fluído de transmissão
  • Fluido do lavador de para-brisas

 

Além de manter a manutenção em dia, a troca regular dos óleos garante melhoria da economia do carro. Especialistas ainda apontam como essencial para garantir a durabilidade do veículo e maior valor na hora de vender. E claro, economia no bolso com eventuais substituições de peças.

Leia também:
BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil

“Isso também ajudará a manter os custos de reparo futuros baixos e diminuir os riscos de quebra. A conservação adequada do veículo vai certamente poupar muitas dores de cabeça, dinheiro e tempo a longo prazo”, diz Luis Fernando Sabino, gerente técnico do negócio de Aditivos e Lubrificantes da BASF.

Saiba para quê servem seis importantes fluidos dos veículos:

Óleo de motor

O óleo é o fluido mais importante do carro; reduz o atrito dentro do motor e garante que tudo continue funcionando com eficiência. Ele também protege as partes móveis do motor de serem danificadas pelo calor e suas propriedades de limpeza podem ajudar a reduzir a sujeira que obstrui as aberturas do motor.

Líquido de arrefecimento

Mais da metade da energia produzida pelo carro é convertida em calor. O líquido de arrefecimento do motor ajuda a evitar o superaquecimento do motor, absorvendo esse calor e expelindo-o pelo escapamento. Sem arrefecimento, o motor atingiria temperaturas além de seus níveis de tolerância.

Fluido de direção hidráulica

Outro fluido importante que ajuda a manter o carro saudável é o fluido da direção hidráulica. Isso transmite potência ao sistema de direção e permite que o veículo rode sem esforço. Se o veículo está ficando difícil de dirigir, é importante verificar se o nível do fluido não está baixo ou vazio.

Fluido de freio

O fluido de freio é um dos fluidos mais essenciais que o carro precisa. Sem fluido de freio, o veículo não seria capaz de parar quando você pisar no pedal do freio, o que certamente colocaria a sua segurança em risco. A frenagem deve acontecer instantaneamente. Então, se você achar que há algum atraso ou sensação anormal em seus freios — esse fluido é a primeira coisa que você deve verificar.

Fluído de transmissão

O fluido de transmissão serve a um propósito semelhante ao óleo do motor; ele protege e resfria os componentes dentro de sua transmissão. Existem vários tipos diferentes de fluido de transmissão, por isso é importante usar o fluido recomendado no manual do proprietário do veículo para obter o melhor desempenho.

Líquido para Para-brisas

O líquido lava-vidros não tem qualquer efeito no desempenho do seu veículo, é simplesmente utilizado na limpeza do para-brisas enquanto o veículo está a ser conduzido e, portanto, é crucial para uma condução segura.

Todos os fluidos no veículo devem ser verificados pelo menos a cada intervalo de troca de óleo e alguns com mais frequência, conforme e quando necessário. Esses fluidos são vitais para manter seu carro em ótimo estado de funcionamento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: apartamentos-rosa.com@gmail.com

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto:
sambafoot Mapa do site

1234