window.advanced_ads_ready=function(e,a){a=a||"complete";var d=function(e){return"interactive"===a?"loading"!==e:"complete"===e};d(document.readyState)?e():document.addEventListener("readystatechange",(function(a){d(a.target.readyState)&&e()}),{once:"interactive"===a})},window.advanced_ads_ready_queue=window.advanced_ads_ready_queue||[];

sambafoot

Uma professora de música testou o Yuan. E aprovou!

Uma professora de música testou o Yuan. E aprovou!

Este não foi um teste como o fazem os especialistas do seu site. Apesar de estar no setor automobilístico desde 1972 (no jornalismo desde 1969), nunca fui um expert em tecnologia, mas resolvi fazer um teste com o BYD Yuan Plus EV.

Só que um teste completamente diferente daqueles que vocês, leitores, estão acostumados a ler aqui neste site. Ao dedilhar nas cordas da “guitarra!”, que decora, internamente, as duas portas dianteiras percebi, graças à minha boa audição musical, que cada uma delas emitia um som diferente. E, quem sabe poderia ser usada para tocar músicas.

Como, apesar de reconhecer uma música logo aos primeiros acordes, não arrisquei e levei o Yuan até a professora Giovanna Spinelli Sarano, que dá aulas de violão, para alunos do movimento PROMUVI – Música Promovendo Vidas, entre no Instagram e também  de Ukulelê e Teoria Musical (#musicatransformandovidas).

Ela olhou a “guitarra e a achou bonita. Mas, à primeira vista, observando que suas cordas não eram de aço, como os violões que ela toca, acho que seria muito difícil “tirar” alguma música daquelas três cordas de elástico, revestida de tecido.

– Mas elas têm sons diferentes, argumentei.

Tocando nas cordas concordou comigo e explicou que o “instrumento” emitia sons semelhantes ao de um baixo acústico, muito usado para acompanhamento no jazz, blues, bossa nova, especialmente pelo seu som grave. E verificou, inicialmente, que ele emitia notas em Si, Sol e Lá.

Em seguida, ao dedilhar as cordas do agora, não mais uma guitarra, mas sim um contrabaixo, Giovanna descobriu que ele possuía todas as notas, por não ter “trastes” aqueles pequenos ressaltos que aparecem no braço de um violão, por exemplo e que são responsáveis pela emissão das notas musicais.

Então perguntei à Giovanna que tipo de música poderia ser tocada no contrabaixo do Yuan. E ela tocou os acordes iniciais de “Smoke in the water”, que você pode escutar entrando em (https://youtu.be/zUwEIt9ez7M), sucesso da banda inglesa, Deep Purple, criada em 1968, como Black Sabbath e Led Zeppelin.

Depois de tocar os primeiros acordes no carro, ela pegou seu violão e mostrou a similaridade existente. É surpreendente e, talvez, nem mesmo o pessoal da BYD saiba que, além de construir um belo carro, 100% elétrico e recarregável, com autonomia urbana acima dos 400 km, também instalou nele um contrabaixo de primeira.

E eu, modéstia à parte, fiquei feliz por ter um bom ouvido musical.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
chicolelis

chicolelis

chicolelis começou no jornalismo em 1960, no jornal A Tribuna (Santos/SP), passou pela Ford, onde foi aluno do mestre Secco, foi para a Goodyear, depois para O Globo (Sucursal de São Paulo) e dali para GM, onde ficou por 18 anos. Em seguida, fez consultoria para a Portugal Telecom e depois editor do Caderno de Veículos do Diário do Comércio (SP) 🙋 PARCERIAS: apartamentos-rosa.com@gmail.com

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto:
sambafoot Mapa do site